Quem sou eu

Minha foto
Irene da Rocha, 65 anos, casada, pedagoga aposentada, moderadora de diversos 'blogs', a maioria voltada ao público idoso. Idealizadora das oficinas "Cidadania na Internet", "Criar Blogs", "Criar Vídeos", "Criar Vlogs", "Fotografia Terceira Idade", "Aplicativos", "Redes Sociais", "Plataformas de Videoconferência" e "Taquigrafia", que visa estimular o idoso a exercer a cidadania na rede Internet, através de divulgações voluntárias nas redes sociais.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PRIMEIRAS ENTREVISTAS

Compartilhando entrevista junto com meu esposo, em julho/2011


Natalina Paronetti foi a primeira pessoa que acreditou em meu trabalho, além de grande amiga, tornou-se minha primeira aluna virtual, chegando a participar em entrevista na televisão,  maio/2011, sobre Inclusão Digital 3ª Idade.


A seguir, "making of" de sua entrevista:


*  *  *  *  *  *
A seguir, entrevista virtual que realizei em outubro/2010, postada em meu blog http://esporte3idade.zip.net, com o professor Miguel Guarinon, também um grande incentivador do meu trabalho virtual:


Professor Miguel Guarinon foi licenciado em 1972 pela Faculdade de Educação Física de Santo André. Atualmente é o Coordenador do Programa Vitalidade - Estímulo Esportivo as Meia e Terceira Idades da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo.

1. Qual a importância e vantagens do esporte ao idoso?
Resposta:- Oportunidade para o gozo da ludicidade que contribui para o alívio do stress pessoal e conduz a uma atitude mais relaxada de interação social.

2. Quais são as modalidades esportivas, em seu ponto de vista, que os idosos se identificam mais?
Resposta:- Aquelas que lhes permitem a manifestação de suas experiências e vivências pregressas ou de realização de sonhos ou projetos postergados e que finalmente possibilitem o alcance do sucesso e satisfação pessoais... Não há receita nominal.

3. Com que frequência o idoso deve praticar esporte?
Resposta:- Sempre que se permitir um repouso físico satisfatório de modo que evite sobrecarga de atividade física nociva a seu sistema músculo-esquelético e principalmente ao sistema cardíaco, e, respiratório... Isto depende da higidez da estrutura músculo esqueletal a par do condicionamento físico e não da aptidão física de cada indivíduo.

4. Qual a idade que o idoso começa demonstrar maior grau de dificuldade no esporte?
Resposta:- A idade pode ser um fator, todavia não é necessária e isoladamente o único  predicante de dificuldade no esporte. Paralelamente à idade deve-se associar sempre uma série de outros fatores que possam interferir no bom desempenho esportivo do idoso, como:- sequelas de acidentes por pré-existência, ou, deficiências por inexistência de militância, anteriores à prática corporal, nesta ordem de ocorrência.

5. Quais os requisitos básicos para o idoso praticar esporte?
Resposta:- Motivação e um mínimo aceitável de saúde física indicada por próprio bom senso  e de preferência atestada por profissional de saúde que lhe permita ações motoras de leve, média ou intensa atividade, em consonância com as exigências requeridas para o esporte ou jogo pretendido.

6. Que tipo de avaliação médica o idoso deve ter para a prática esportiva e quais exames necessários?
Resposta:- Pragmaticamente, avaliação de autocrítica pra escolha da atividade; avaliação do profissional ministrante da atividade por observação direta e/ou por testes de avaliação física e desportiva corroborada por preventivos exames cardiorrespiratórios; e, finalmente, associados por reumatologista quando acometido de alguma limitação prévia da motricidade.

7. Quais estímulos que oferece aos idosos para a prática de esporte?
Resposta:- Ajuda na identificação dos benefícios da ludicidade e do exercício das funções da psicomotricidade em prol da auto-estima e da interação social visando uma promoção da qualidade de vida.  

8. Quais são as precauções que o idoso deve tomar na prática de esporte ao ar livre?
Resposta:- Basicamente, evitar a exposição aos momentos de irradiação de raios ultravioletas entre dez e dezesseis horas, e, hidratar-se sistematicamente.

9. Que tipo de alimentação o idoso deve fazer antes e depois da prática de esportes?
Resposta:- Refeição leve antes e depois seria o indicado pela prudência nutricional, ou, de um ponto de vista lógico, ingestão de alimentos ricos em potencial energético pra gastos calóricos previsíveis antes, e, depois, ingestão de ração alimentar cotidiana com hidratação condizente, na conformidade das exigências de intensidade e duração do esforço físico esperado.  

10. Qual sua mensagem para o leitor idoso, no tocante a prática de esporte?
Resposta:- Jogar respeitando-se e brincando com seus pares é melhor que jogar brigando consigo e com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário